Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE processa Caixa Econômica Federal por irregularidade em empréstimo consignado

    há 12 anos

    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou ação civil contra a Caixa Econômica Federal (CEF), em razão de uma irregularidade no empréstimo consignado oferecido pelo banco. A Caixa não vem solicitando uma etapa prévia essencial para a liberação desse tipo específico de empréstimo.

    O empréstimo consignado é uma linha de empréstimo pessoal disponibilizado para funcionários e servidores públicos em geral, em que o desconto é feito diretamente da folha de pagamento. A garantia é feita nos limites da sua margem consignável, ou seja, o valor máximo da sua remuneração mensal que pode ser utilizada para o empréstimo.

    No caso, a Caixa Econômica Federal vem liberando o empréstimo consignado sem a devida averbação da dívida no órgão convenente, somente o fazendo após o valor consignado já estar à disposição do solicitante. Este procedimento traz, para a Caixa, o risco de ter prejuízos que implicariam em danos ao patrimônio público.

    Dessa forma, o MPF/SE requereu a condenação da Caixa, para que o banco passe a realizar a confirmação da margem consignável e a solicitação da averbação da dívida junto ao empregador antes da liberação dos empréstimos consignados.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837/ 8172-8299 / 9931-6732

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @MPF_SE

    • Publicações784
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-processa-caixa-economica-federal-por-irregularidade-em-emprestimo-consignado/2949989

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)