Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE recomenda que Caixa disponibilize modelos de contratos durante Feirões da Casa Própria

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou à Caixa Econômica Federal que facilite o acesso de clientes à minuta de contrato de financiamento de imóveis, inclusive durante os Feirões da Casa Própria, promovidos pelo banco. Após receber denúncia de clientes, o MPF constatou que os estandes de exibição de empreendimentos financiados pela Caixa não disponibilizam os modelos de contratos de compra e de financiamento.

    Desta forma, os consumidores são obrigados a fechar negócio tendo apenas conhecimento do modelo de proposta. O procurador da República Rômulo Almeida, que assina a recomendação, esclarece que em casos como este, em que o comprador não está sendo adequadamente informado, o contrato pode ser, inclusive, anulado. Tal conduta representa grave afronta aos direitos do consumidor, consagrados constitucionalmente, em especial o direito à informação, destaca o procurador.

    A recomendação pede que a Caixa também exija das construtoras e imobiliárias que ofertam imóveis financiados por aquele banco que disponibilizem aos seus clientes as minutas dos contratos de compra e de financiamento, inclusive durante os Feirões da Casa Própria. A CEF terá prazo de cinco dias para informar ao MPF se acatou a recomendação e comprovar que está cumprindo.

    As instituições não são obrigadas a cumprir as ações recomendadas, mas caso não o façam, o MPF deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.

    Gabriela Amorim

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Sergipe

    (79) 3301-3874 / 3301-3837 / 9931-6732

    ascom@prse.mpf.gov.br

    Twitter: @mpf_se

    • Publicações784
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-recomenda-que-caixa-disponibilize-modelos-de-contratos-durante-feiroes-da-casa-propria/2239624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)